Páginas

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Viver é ser contrariado

Olá, a tod@s

Há tempos que não falo nada por aqui. Correrias de professora, quase sempre. Também tenho dado uma longa pausa da internet. Este 2015 não será diferente dos outros anos de luta: 40 horas como professora do Ensino Médio, três cursos de aperfeiçoamento online, minha filha pedindo ajuda com matemática e maquetes científicas (ufa!) e os problemas triviais de sempre. Nem sei como achei tempo para blogar aqui.

Alguns alunos me disseram hoje que eu agito demais as minhas aulas. Só por que eu deixo eles participarem do processo de planejar as atividades avaliativas da unidade (como escolher o formato de apresentação dos trabalhos, o peso das avaliações, os prazos) e isso, é claro, demanda discussão, apresentação de pontos de vista, votação e as lamentações de quem não teve suas opiniões atendidas pela maioria dos votos. Meninos, o que posso dizer? Viver é ser contrariado.

Opinar, discordar, perder, ganhar, tudo isso faz parte do aprender e do ensinar. Fico feliz de participar deste processo com meus alunos. Especialmente por vê-los tendo voz para discordar de mim. Orgulho de sabê-los tão teimosos quanto eu.

Deixo vocês por aqui. Contrariar sempre, desistir jamais. A lógica é a poesia sem rima. Um abraço e um cheiro!